Mitologia
Máscaras Hannya
۞ ADM Sleipnir
A máscara Hannya é um tipo de máscara japonesa usada no teatro Nō. Ela é reconhecida pelo seu rosto , geralmente com chifres duplos e sua expressão de raiva. Ela é usada para representar os espíritos torturados de mulheres enganadas por seus maridos e não a demônios, ao contrário da opinião popular. As máscaras são usadas em peças como Aoi no Ue, Dojoji e Momijigari. Eles também se tornaram a inspiração para as tatuagens conhecidas como uma tatuagem Hannya.
O Nō é um tipo de teatro clássico japonês, que incorpora peças tradicionais, música e figurinos luxuosos. Essa forma de arte tem origem no Período Muromachi da história japonesa e é regulamentado pelo código Iemoto. Isso significa que a maioria das peças de Noh vêm de uma lista de peças regulares e são executadas de acordo com as regras do código. Um desempenho típico Noh inclui entre dois e cinco peças. Cada peça é separada da seguinte por uma curta apresentação cômica conhecida como kyôgen.
Todos os atores de uma peça de teatro Nō são do sexo masculino e usam máscaras para representar cada caractere. Durante o período Muromachi, haviam cerca de 80 máscaras, mas até o final do século 20, haviam mais de 200 tipos. Estas máscaras são divididas em seis grandes categorias: idosos, velhos, homens, mulheres, demônios (kishin) e fantasmas / espíritos (onryo).
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Atores de uma peça Nō usando máscaras onryo |
A máscara Hannya é um tipo de máscara onryo. Existem muitos tipos de máscaras onryo incluindo ayakeshi, yamamba e Yase-otoko. Enquanto máscaras onryo podem representar ambos os sexos, a máscara Hannya é apenas para personagens femininos que foram enganadas por seus entes queridos ou maridos. Hannya é considerada por muitos como a mais reconhecível das máscaras Nō.
Cada máscara Hannya é esculpida em um bloco de madeira ou é feita utilizando materiais como verniz, tecido, argila ou papel. O papel marché torna-se uma alternativa mais barata as caras máscaras tradicionais para eventos, tais como atividades de ensino ou festas a fantasia. Artesãos que têm feito essas máscaras por gerações fazem a maioria das máscaras usadas em peças Nō. Isto significa que muitas máscaras hannya são passadas de geração em geração, da mesma maneira como os atores herdam os nomes artísticos de seus antecessores ou mentores.
A máscara Hannya de madeira é esculpida primeiro ao sair do bloco de madeira de uma forma grosseira, e, em seguida, é esculpida com mais precisão. A máscara é projetada de modo que ela seja menor do que o rosto do ator, pois é considerado bom no Japão o queixo do ator ser visível. Uma vez que o artista está feliz com a forma, ele ou ela, em seguida, prepara o interior da máscara, primeiro queimando-a e, em seguida, rebocando-a. O artista, então, aplica camadas de tinta, polimento e extras, tais como pó de ouro na face da máscara.
Colocar uma máscara Hannya, como qualquer outra máscara Nō, é um ritual importante em si mesmo. A máscara é a última parte do traje a ser colocada. Uma vez que a vestiu, o ator entra em uma sala de espelhos, onde enfrenta a máscara. A máscara é então colocada no ator. Em japonês, isso significa usar o verbo que significa kakeru, "pendurar", o que implica que a colocação da máscara transforma o ator no personagem que ele está interpretando.
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