Dagon
Mitologia

Dagon


۞ ADM Sleipnir


Dagon foi a principal divindade dos filisteus, cujos ancestrais migraram para terras palestinas de Creta. Ele era o deus da fertilidade e da colheita. Dagon também figurava com destaque nos conceitos filisteus da morte e da vida após a morte. Além de seu papel na religião dos filisteus, Dagon era adorado na maioria geral da sociedade dos povos cananeus. Alguns anos após a chegada dos antepassados ​​minóicos dos filisteus, os imigrantes adotaram elementos da religião cananéia. Eventualmente, o foco religioso primário mudou. O culto da Grande Mãe, a religião original dos filisteus, foi trocado pela prestação de homenagens à divindade cananéia, Dagon.

Dentro do panteão cananeu, Dagon parece ter sido o segundo em poder, logo após de El. Ele era um dos quatro filhos nascidos de Anu. Dagon era também o pai de Baal. Entre os cananeus, Baal, eventualmente, assumiu o cargo de deus da fertilidade, que Dagon havia ocupado anteriormente. Dagon, por vezes, foi associado com a  divindade fêmea metade peixe chamada Derceto (o que pode explicar a teoria de Dagon ser retratado como metade peixe). Pouco se sabe sobre o lugar de Dagon no panteão cananeu, mas seu papel na religião filistéia como divindade principal é bastante evidente.

Sabe-se, no entanto, que os cananeus importaram Dagon da Babilônia.  A imagem de Dagon é uma questão de debate. A noção de que Dagon era um deus, cuja parte superior do corpo era  de um homem e a parte inferior  de um peixe tem sido predominante há décadas. Esta ideia pode ter resultado de um erro de tradução linguística derivado do termo semita dag, que significa peixe . A palavra dagan  significa "milho" ou "cereal". O nome Dagon em si remonta pelo menos a 2500 a.C., e é provavelmente um derivado de uma palavra de um dialeto da língua semita. Essa noção de que Dagon era representado na iconografia e estatuária como peixe na parte Filístia não é suportada inteiramente pelas moedas encontradas nas cidades fenícias e filisteias. Na verdade, não há nenhuma evidência no registro arqueológico para apoiar a teoria de que Dagon era representado desta forma. Seja qual for a imagem, várias percepções de Dagon desenvolveram-se em torno do Mediterrâneo.

A adoração de Dagon é bastante evidente na antiga Palestina. Ele era a divindade mais importante nas cidades de Azoto, Gaza e Ascalão. Os filisteus dependiam de Dagon para o sucesso na guerra e eles ofereceram vários sacrifícios ao seu favor. Como mencionado anteriormente, Dagon era também adorado fora da confederação das cidades-estado dos filisteus, como no caso da cidade fenícia de Arvad. A religião de Dagon perdurou pelo menos até o segundo século a.C. , quando o templo em Azoto foi destruído por Jonathan Macabeas.

Duas fontes textuais mencionam Dagon, governantes e cidades com o seu nome: a Bíblia e as cartas de Tel-el-Amarna. Durante o curso o estabelecimento da monarquia israelita (cerca de 1000 a.C.), a nação dos filisteus se tornou a principal inimiga de Israel. Devido a esta situação, Dagon é mencionado em passagens como Jz. 16:23-24, I Sam. 5, e I Cr. 10:10. Beth Dagon era uma cidade na terra capturada pelos israelitas mencionada em Josué 15:41 e 19:27, preservando, assim, o homônimo da divindade. As cartas de Tel-el-Amarna (1480-1450 a.C.) também mencionam o xará de Dagon. Nessas cartas, dois governantes de Ascalão, Yamir Dagan e Dagan Takala, foram inseridos. A despeito de qualquer debate sobre o assunto, é evidente que Dagon estava no ápice do panteão filisteu . Ele ordenou a reverência religiosa de ambos os filisteus e da ampla sociedade cananéia. Dagon foi de fato fundamental para a cosmologia dos filisteus e uma força vital em suas vidas individuais.









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